IAM participa de Ação Solidária nas ruas da Diocese de São Miguel Paulista, em São Paulo



Uma pequena multidão de jovens se reuniu na manhã de domingo, 23 de setembro, na Comunidade de São Geraldo Magela, Paróquia de Santa Rosa de Lima, da Diocese de São Miguel Paulista (São Paulo/SP) para prepararem a 9ª Ação Solidária que entregou cerca de duzentas marmitex para moradores carentes da região de São Miguel e Itaim Paulista.

A idealizadora do projeto é a assessora da Infância e Adolescência Missionária (IAM), Roseli Duque, que desde dezembro vem buscando parcerias para oferecer, mensalmente, um dia de solidariedade e espiritualidade para quem mais necessita. "Essa ação começou em casa, quando, para agradecer uma graça recebida, decidimos realizar esse gesto de solidariedade. Convidamos os jovens do grupo Família Semente para nos ajudar e, após a primeira ação, os participantes decidiram continuar e hoje já chegamos à nona edição." - informou Roseli.

Durante a oração inicial realizada antes da saída às ruas, Roseli, emocionada, lembrou os objetivos desta missão: "Com essa nossa ação não vamos mudar o mundo, nem a vida das pessoas, mas vamos poder oferecer uma manhã diferente, que foi diferente do dia de ontem... Que foi diferente do domingo passado...".

A primeira parada foi no Asilo São José, em São Miguel Paulista, mantido pelas Irmãs dos Pobres de Santa Catarina de Sena. Além do alimento, os jovens, com brincadeiras, fotos e alguns instantes de conversa, partilharam sua alegria com os 34 idosos atendidos pela instituição.

Em seguida, partiram para a Vila Itaim onde encontraram realidades tristes de famílias que moram ao lado de um córrego. Além do alimento, os jovens também ofereceram leite e roupas. Em meio à curiosidade e à brincadeira de polícia e ladrão, os adolescentes da IAM ofeceram as crianças um pacote com doces. "Essa realidade é muito triste. Enquanto nós reclamamos da nossa comida e das coisas que temos, essas crianças não tem nada!" - partilhou Larissa Queiroz, que pertence à Adolescência Missionária e pela primeira vez participou da ação.


A última parada foi embaixo do Viaduto da China, na região central do Itaim Paulista, que é usado como moradia. Após entregar as marmitas, os moradores pediram uma oração, que foi feita pelos jovens em meio ao trânsito da principal avenida da região.

Criança ajuda criança
No próximo sábado, 29, será realizado na Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, em Guaianases, a 1ª Gincana Diocesana da Infância e Adolescência Missionária. Os participantes estão sendo motivados a levar, além do cofrinho missionário, um quilo e alimento ou roupa e brinquedos em bom estado que serão destinados aos atendidos pela Ação Solidária. 

"Além de proporcionar um momento de lazer, com jogos e brincadeiras, queremos fazer uma maratona de solidariedade, ajudando nossos irmãos mais próximos e distantes e colocando em prática o lema da Infância e Adolescência Missionária: 'criança ajuda criança'" - declarou Felipe Gonçalves, coordenador diocesano da IAM.

As doações serão entregues na próxima ação marcada para o dia 21 de outubro, Dia Mundial das Missões, que contará também, com a presença dos jovens da Juventude Missionária.

Rodrigo A. Piatezzi
Coordenador Diocesano e
Assessor de Comunicação da IAM/JM







Postar um comentário

1 Comentários

  1. Muito legal pessoal. Deus ilumine os passos de cada um de vocês por esse gesto de solidariedade com nossos irmãos menos favorecidos. Que esse gesto possa nos servir de exemplo para também ser trabalhado em nossos grupos da IAM. Parabéns a todos que participaram a ajudaram para que esse dia pudesse aontecer. Deus abençoe a cada um de vocês.
    Que Santa Terezinha do Menino Jesus e São Francisco Xavier, intercedam pela vida e Missão de cada um.
    Um Grande abraço.
    Fátima/Paulo - IAM Diocese de Taubaté - SP

    ResponderExcluir