Diocese cearense de Itapipoca promove formação para assessores da IAM



A Infância e Adolescência Missionária (IAM) da diocese de Itapipoca, no Estado do Ceará promoveu, nos dias 19 a 21 de abril, um encontro de formação para assessores da Obra. O evento realizado na paróquia Nossa Senhora da Conceição de Amontada, cidade a 170 km de Fortaleza, reuniu 50 jovens de toda a diocese e contou com a assessoria da coordenação estadual da IAM no Ceará.


Os trabalhos iniciaram com uma missa, presidida pelo Paulo José Marinho, vigário paroquial e diretor espiritual da IAM de Amontada. Concelebraram o padre José Oscar Honório da Silva, coordenador do Conselho Missionário Diocesano (Comidi), padre Antônio Soares Moura (Cesanildo), que abriu as portas da paróquia para a realização do encontro e padre Edvaldo Monteiro da Silva, reitor do Seminário Maior da Diocese.

No sábado, dia 20, padre Paulo José orientou a oração inicial, e em seguida, a Irmã Ana Paula Dutra, membro da coordenação estadual falou sobre a história e o carisma da IAM e recordou os doze passos para a sua implantação nas comunidades. Na sequência, Arlane Markely, coordenadora estadual, apresentou o perfil do assessor e a pedagogia da IAM. Falou ainda sobre o Congresso da IAM no Ceará marcado para os dias 7 a 9 de junho em Iguatu, e sobre a dimensão missionária da Igreja nos dias atuais. A reunião serviu ainda para fazer encaminhamentos quanto à celebração do Ano da IAM no Brasil e a eleição da nova equipe diocesana.


Jéssica Teófilo, coordenadora paroquial e membro da Equipe estadual da IAM, destaca os frutos do trabalho. “A cada ano que passa percebe-se o crescimento do grupo diocesano, o entusiasmo e o amor de todos pela IAM. A coordenação paroquial da IAM de Amontada, está de parabéns pela organização. Foram muitas amizades construídas e partilhas, o que é motivo de alegria para todos nós que sonhávamos realizar esse encontro, pois temos um grande número de assessores e graças a Deus todos participaram”.

A programação incluiu ainda, um o momento de oração orientado pelo padre Edvaldo Monteiro com adoração ao Santíssimo e orações pelas vocações, em sintonia com Dia Mundial de Oração pelas Vocações. Uma gincana missionária, a noite cultural e a entregada de lembranças, como a cruz da IAM, símbolo do compromisso com a missão, foram momentos significativos no encontro.

Na missa do domingo, presidida pelo padre Paulo José, os assessores foram consagrados e receberam a cruz como símbolo do envio em missão, enquanto o coral cantava: “Leva-me onde as crianças necessitem sua palavra...”.


FONTE: POM - 25/04/2013

Postar um comentário

0 Comentários