Dioceses de Pernambuco promovem formação para assessores da IAM


As dioceses do litoral e do agreste pernambucano promoveram, neste fim de semana, dias 12 a 14, um encontro de aprofundamento para assessores da Infância e Adolescência Missionária (IAM). A formação contou com a assessoria do secretário nacional da Obra, padre André de Negreiros e reuniu, na casa das Irmãs Salesianas, em Carpina, cidade a 50 km de Recife, 16 pessoas das dioceses de Pesqueira, Nazaré e da arquidiocese de Olinda-Recife.

A coordenadora estadual da IAM em Pernambuco e coordenadora do Conselho Missionário Regional (Comire) Nordeste 2, Irmã Maria Dircilene da Silva explica o objetivo do trabalho: "dinamizar uma programação que seja assumida por todos os coordenadores diocesanos da IAM com ações novas que deem visibilidade à Obra na sociedade a e nas dioceses".

Padre André desenvolveu temas como, o Ano da IAM no Brasil que prevê a introdução da Jornada Nacional da IAM no último domingo do mês de maio, as Famílias Missionárias, comunicação missionária, o rosto da IAM na comunidade local e sua metodologia de trabalho. O assessor falou ainda sobre a participação das Pontifícias Obras Missionárias (POM) na Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio 2013), que inclui nos dias 16 a 20 de julho, em Niterói (RJ), uma Semana Missionária especial.

"Em pleno ano da fé, nos alegramos por este encontro de formação e animação missionária que levará as nossas crianças e jovens a assumirem uma verdadeira identidade missionária", avaliou padre Edijam Santos de Almeida, assessor eclesiástico da IAM na diocese de Nazaré, comunidade que acolheu o evento.

Ao comentar sobre o Ano da IAM no Brasil, que marca os 170 anos da fundação da Obra, Jaqueline Maria Gonçalves da Silva, coordenadora da IAM na diocese de Nazaré (PE), prevê que, "além de ser uma grande alegria celebrarmos esse momento tão especial do Jubileu da IAM, será importantíssimo para expandir o serviço missionário, motivar ainda mais os pequenos missionários e levar mais crianças a conhecer e amar Jesus".

O vigário geral, padre Antônio Inácio, e o coordenador de pastoral, padre Limacedo, ambos da diocese de Nazaré, também marcaram presença no encontro.

Jaime Carlos Patias
FONTE: POM - 15/04/2013

Postar um comentário

0 Comentários