Começa a 18ª Assembleia Nacional da Infância e Adolescência Missionária


Tem início nesta quinta-feira, 5, a partir das 19h, a 18ª Assembleia Nacional da Infância e Adolescência Missionária (IAM). O Encontro reúne na sede nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM) em Brasília (DF), os coordenadores estaduais da Obra para avaliar as atividades realizadas durante o ano e planejar os trabalhos e ações de 2014.

A programação inclui uma manhã de espiritualidade missionária a cardo do padre Jaime Gusberti, assessor da IAM no estado de Rondônia. A definição de tema, lema e materiais para a 2ª Jornada Nacional IAM em 2014, formação sobre o Ofício Divino para criança e uma celebração Eucarística presidida pelo secretário Geral da CNBB, dom Leonardo Steiner, são alguns dos momentos mais significativos da Assembleia.

Para o secretário nacional da IAM, padre André de Negreiros, a expectativa é de que o Encontro seja “um momento para renovar o compromisso de batizados por meio do trabalho que vem sendo feito com a IAM e demais Obras missionárias na Igreja. Que a Assembleia sirva também para dar novos rumos e desenvolver ainda mais o trabalho”.

Assembleia encerra no domingo, 8, com o planejamento das atividades de 2014.

1º Congresso Americano da IAM
Este ano a Obra completa 170 de fundação e para marcar essa data instituiu-se o Ano da IAM no Brasil ainda em curso (maio de 2013 a maio de 2014). Já foram realizados encontros nacionais e congressos Latino-americanos. Agora a Obra se prepara para o seu o 1º Congresso Americano a realizar-se em Aparecida (SP) nos dias 23 a 25 de maio de 2014. Com o tema: “IAM da América a serviço da missão”, e o lema: “Vocês são meus amigos” (Jo 15,14), o evento pretende reunir cerca de 600 assessores e coordenadores.

Histórico
Fundada por dom Carlos Forbin-Janson, bispo de Nancy, França, em 19 de maio de 1843 a IAM hoje está presente em todos os continentes, em mais de 130 países. Tem como finalidade suscitar o espírito missionário universal nas crianças, tornando-as protagonistas na solidariedade e na evangelização e, por meio delas, animar todo o Povo de Deus conforme diz o seu lema: "Crianças ajudam e evangelizam crianças".

A Infância Missionária chegou ao Brasil em 1858, onde foi bem acolhida. Situações adversas, porém, obscureceram-lhe os objetivos. Reorganizou-se oficialmente em 1955, sob a direção do padre Paulo van de Zandt, CSSp. Na reelaboração do seu estatuto, ela ganhou projeção nacional e hoje conta com cerca de 30 mil grupos em todo o país.

FONTE: POM - 05/12/2013

Postar um comentário

0 Comentários