1º Congresso Americano da Infância e Adolescência Missionária prestes a começar


O Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo, acolhe nos dias 23 a 25 de maio, o 1º Congresso Americano da Infância e Adolescência Missionária (IAM). O encontro deve reunir cerca de 700 assessores e coordenadores da IAM, vindos de vários países, sendo 500 do Brasil. Promovido pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM) em parceria com as POM do continente americano, o evento tem como tema "IAM da América a serviço da missão" e como lema “Vocês são meus amigos!” (Jo 15-14).

Entre os convidados ganha destaque a secretária-geral da Pontifícia Obra da Infância Missionária, Dra. J. Baptistine Ralamboarison, que virá de Roma.

As principais atividades serão realizadas no auditório do Santuário de Aparecida e na Escola Estadual Conselheiro Rodrigues Alves, em Guaratinguetá. A programação inclui painéis temáticos em português e espanhol, testemunhos, fóruns e missas na Basílica e nas paróquias da região, além de uma noite cultural.

Tendo em vista maior interação com as paróquias locais, os participantes serão hospedados pelas famílias de Aparecida e Guaratinguetá, conforme já é tradição fazer em congressos missionários.

De acordo com os organizadores, o encontro tem por objetivo reunir secretários e animadores da IAM para celebrar em nível de América, a finalização das comemorações dos 170 anos de fundação da Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária. Por ocasião desta data, entre os meses de maio de 2013 e maio de 2014, celebra-se o Ano da IAM no Brasil.

O secretário nacional da IAM, padre André Luiz de Negreiros, destaca que o encontro pretende ainda, fortalecer a comunhão missionária entre os assessores e secretários nacionais da Obra, além de traçar linhas de ação para os trabalhos da IAM no continente e reanimar a espiritualidade e o carisma, através do exemplo de seu fundador dom Carlos Forbin Janson.

IAM no Brasil
Atualmente, a Pontifícia Obra da IAM no Brasil conta com aproximadamente 30 mil grupos, envolvendo, pelo menos, 260 mil crianças e adolescentes. Tem sua sede em Brasília, onde está localizado o Secretariado Nacional, e conta com a atuação de 26 coordenadores estaduais mais o do Distrito Federal, que acompanham as coordenações diocesanas, bem como os grupos das dioceses que ainda não têm uma coordenação.

Segundo padre André, o maior desafio hoje é criar coordenações diocesanas onde os grupos caminhem de forma isolada e também utilizar o material das POM nas escolas que trabalham com a IAM, fomentando maior comunhão e fidelidade ao carisma além-fronteiras.

Postar um comentário

0 Comentários