Diocese de Pesqueira (PE) realiza 1º Congresso Diocesano da IAM


O desejo de uma Igreja em estado permanente de missão é o que tem incentivado diversas atividades da Infância e Adolescência Missionária (IAM) em todo o Brasil. Foi o que aconteceu na diocese de Pesqueira em Pernambuco que realizou, no dia 20 de julho, o 1º Congresso Diocesano da IAM.

O evento reuniu cerca de mil pessoas, entre crianças, adolescentes e assessores, que participaram das atividades desenvolvidas no Santuário da Divina Misericórdia em Arcoverde (PE).

A diocese de Pesqueira possui 25 paróquias e três áreas pastorais, das quais 13 estavam representadas, contemplando as quatro regiões pastorais da organização diocesana, além de representantes da diocese de Garanhuns (PE). A partir do encontro missionário diocesano ocorrido em outubro do ano passado, dom José Luiz Ferreira Salles, CSsR, bispo de Pesqueira pediu que fosse realizado um congresso diocesano para congregar os grupos de IAM e incentivar a participação dos “pequenos grandes missionários” nas atividades da diocese.

O secretário nacional da IAM, padre André Luiz de Negreiros também participou do Congresso e refletiu com as crianças, adolescentes e assessores os cinco grandes desafios que são enfrentados diariamente pelas crianças de todo o mundo, entre eles, a fome, a violência e o tráfico de pessoas, referindo-se às Campanhas da Fraternidade e Missionária de 2014. Segundo padre André, o Congresso foi um momento de conhecer a realidade diocesana e motivar todos para a vivência dos primeiros compromissos da IAM: a oração diária e a oferta do cofrinho missionário como fruto do sacrifício pessoal para as crianças e adolescentes do mundo.

O coordenador diocesano da IAM, padre Samuel Briano, convidou os jovens Jadson Bezerra, membro da equipe de articulação da IAM e JM em Pernambuco e Flávio Lorrane, da equipe de articulação da IAM na Diocese de Afogados da Ingazeira (PE), para contar um pouco da sua vocação missionária e dedicação na articulação da IAM e JM no estado.

Dom José Luiz Ferreira Salles, CSsR, também marcou presença e motivou todas as crianças, adolescentes e assessores para continuarem com esse trabalho de formação missionária dos pequeninos para que todos sempre estejam a disposição para a missão.


Antes da celebração de envio, apresentações culturais tomaram conta do salão e alegraram os participantes com toque de flautas, samba de coco e maracatu, fruto do esforço de membros da IAM e de organizações locais que garantiram a presença da cultura pernambucana nas atividades semanais das crianças e adolescentes, já que um dos compromissos da IAM é amar a sua cultura e respeitar a cultura dos outros.

Comunicação IAM e JM de Pernambuco

Postar um comentário

0 Comentários