Missão Jovem marca "Ano do Allamano"


Com o objetivo de celebrar o Ano do Allamano e fazer memória de um ano da realização da Jornada Mundial da Juventude do Rio de Janeiro, os Jovens Missionários da Consolata, realizaram no último final de semana, 26 e 27 de julho, uma Missão Jovem. Cinco paróquias da capital e interior paulista receberam, simultaneamente, cerca de cem jovens missionários.

A pequena Comunidade do Bem-Aventurado José Allamano, da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, da Diocese de São Miguel Paulista, na região leste da cidade de São Paulo, acolheu dez jovens da Comunidade Matriz de São Marcos Evangelista e da Comunidade Nossa Senhora Aparecida, da Região Episcopal Santana, da Arquidiocese de São Paulo, além de Vocacionados, Leigos e Irmãs Missionárias da Consolata.

As atividades envolveram todas as famílias da comunidade e contou com o apoio dos membros da Juventude Missionária e dos Leigos Missionários da Consolata da Comunidade de São Miguel.

O frio e a garoa não impediram que as atividades fossem realizadas. No sábado pela manhã, os participantes, divididos em grupos, visitaram dezenas de famílias e doentes da comunidade local. "Minha saúde fraca impede que eu vá até a comunidade do Allamano. Fico feliz em receber esses jovens para abençoar a minha casa e minha família!", partilhou Lucia, de 83 anos, que recebeu os jovens missionários.

No período da tarde uma carreata com a imagem do Bem-Aventurado José Allamano e uma apresentação de dança realizada na praça central do bairro, chamaram a atenção de quem passava pelas ruas. O momento foi encerrado com a reza do terço na Casa José Allamano, que acolhe as Irmãs Missionárias da Consolata idosas e doentes. "Neste momento, reunimos gerações de missionários. Temos aqui a Irmã Rosita, com 101 anos, e a pequena Clara, de apenas 10 meses, que hoje fez sua primeira experiência missionária e acompanhou os pais e a avó durante toda a manhã nas visitas que fizemos.", lembrou irmã Melania Lessa, que acompanha a formação dos Jovens Missionários da Consolata.

No domingo, um encontro reuniu crianças da Catequese e Infância Missionária que refletiram sobre seu papel de pequenos discípulos de Jesus. Outros momentos de encontro e celebração permitiram a partilha e troca de experiências, que colocaram em prática os ensinamentos do fundador dos missionários e missionárias da Consolata, o Bem-Aventurado José Allamano.

Para a jovem Gislaine Fontes, a experiência superou as expectativas. "Esta foi a primeira missão que participei. Fiquei encantada pela acolhida, sorrisos, danças e alegria da Missão Jovem; foi muito mais do que poderíamos imaginar. Agora, esperamos vocês em nossa paróquia.", expressou a jovem.


Ano do Allamano
2014 foi escolhido pelo Instituto Missões Consolata do Brasil para o "Ano do Allamano", visando divulgar a vida e obras do padre José Allamano, fundador dos Missionários e Missionárias da Consolata. Diversas atividades estão sendo realizadas para que o Bem-Aventurado José Allamano seja mais conhecido e, assim, possa ser canonizado.

As atividades do Ano do Allamano serão encerradas no dia 24 de janeiro de 2015, com uma celebração no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP), e deverá reunir padres, irmãs, leigos e jovens de diversos Estados do Brasil, atuantes na Família Consolata.

Rodrigo A. Piatezzi
Assessor de Comunicação da IAM/JM

Postar um comentário

0 Comentários