#FalaSério: Iniciativas e projetos para 1.400 crianças trabalhadoras em Honduras e Nicarágua


Mais de 1.400 crianças nicaraguenses e hondurenhas que trabalham na rua para ajudar suas famílias, foram reinseridas no sistema educacional graças a um projeto patrocinado pela União Europeia (UE) nos dois países. O objetivo é ajudar na erradicação progressiva do trabalho infantil criando condições que permitam às crianças trabalhadoras de estudar e aprender a defender seus direitos.

O programa, apenas concluído, durou três anos e foi levado adiante por organizações civis e governamentais da Nicarágua e Honduras, com a cooperação da UE. A campanha ajudou 1.430 menores que vendiam ou recolhiam materiais recicláveis nas ruas, nas lixeiras, nos semáforos e nos mercados de Manágua (Nicarágua), Tegucigalpa e San Pedro Sula (Honduras).

A iniciativa prevê também a criação de cooperativas de trabalho familiar para evitar que os menores voltem a trabalhar nas ruas. Além disso, foram organizados cursos técnicos para 320 adolescentes que aprenderam a criar utensílios com sucatas recolhidas pelas ruas e a confeccionar sacos com cartazes publicitários descartados. O projeto também foi útil para a economia de 500 famílias, 300 da Nicarágua e 200 de Honduras.

FONTE: Agência Fides - 01/10/2014

Postar um comentário

0 Comentários