#GotasMissionárias: Somos a Infância e Adolescência Missionária!


No dia 21 de março comemoramos o Dia Mundial da Infância em diversos países, por essa razão, hoje, enfatizaremos algumas das ações desenvolvidas em defesa das crianças e adolescentes. Destacamos o trabalho do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) que desde o ano de 1950 desenvolve no Brasil, através de parcerias com diferentes instituições, governo e sociedade civil de um modo geral, programas em defesa dos direitos das meninas e dos meninos brasileiros.

São eles: sobreviver e se desenvolver, aprender, proteger s er protegido do HIV/Aids, crescer sem violência e ser prioridade absoluta nas políticas públicas, com um esforço maior nas regiões do semi-árido brasileiro, na Amazônia e nas comunidades populares dos grandes centros urbanos.

Importante também recordar que no artigo 3° do nosso Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) são asseguradas todas as oportunidades e facilidades às crianças e adolescentes, com a finalidade de lhes proporcionar "o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade". Como ser humano em desenvolvimento, a criança e o adolescente têm o direito por lei à proteção integral de suas vidas e essa tarefa não é assim tão fácil. Assistimos quase diariamente na mídia inúmeras situações de negação desse direito, com diferentes atrocidades cometidas contra estes pequeninos. Estamos falando da violência física, da indiferença e até mesmo do excesso de zelo, impactando no bem-estar das crianças e adolescentes.

Nossa missão é evangelizar!
Na Infância e Adolescência Missionária somos chamados desde criança, entendendo que a criança é o grande tesouro que Deus confiou à humanidade porque é uma vida a ser desenvolvida. É sempre o símbolo vivo de uma nova criação. Como Obra Missionária junto às crianças e adolescentes, apresentamos a missão de Jesus e o Reino de Deus para que cada membro do grupo procure se tornar outro amigo de Jesus, em solidariedade com outras crianças e adolescentes nos cinco continentes. Esta obra missionária é composta por crianças, a serviço da evangelização e animação missionária junto às demais crianças e adolescentes da comunidade e da paróquia. É criança evangelizando criança!

Assim como fez com a filha de Jairo, Jesus nos ordena: "Levante-se!" (Lc 8, 52-55). Esse é o convite que a IAM faz para você juntar-se a nós, tornando outras crianças e adolescentes amigas de Jesus, construtoras do Reino do Pai aqui na terra.

De todas as crianças do mundo, sempre amigos!

Roseane de Araújo Silva
Missionária leiga e pedagoga da Rede Pública ao Paraná.

FONTE: Revista Missões - Março 2009

Postar um comentário

0 Comentários