Rumo à 3ª Jornada Nacional da IAM - Dia das Mães


Olá garotada, amanhã celebramos aqui no Brasil o dia das mães. Mas não só no Brasil... Vocês sabiam que mais de 80 países também comemoram a data no segundo domingo de maio, e festas e homenagens para celebrar as mães são realizadas ao redor do mundo? A comemoração foi inicialmente instituída nesta data pelos Estados Unidos, que a adotou nacionalmente no início do século XX. No Brasil, ela se tornou oficial em 1932.

Outros povos, entretanto, celebram as mães em datas diferentes. Em 8 de março, Dia Internacional da Mulher, cerca de 20 países homenageiam também as mães, a maior parte deles no Leste Europeu e na Ásia. Ainda em março, o dia 21 - o início do outono no Hemisfério Sul e da primavera no Hemisfério Norte - é também o Dia das Mães em cerca de 20 países concentrados no Oriente Médio. Veja abaixo algumas curiosidades sobre as celebrações na Ásia:

Mergulhos
No Nepal, o Dia das Mães é comemorado no festival conhecido como Mata Tirtha Aunsi ou Mata Tirtha Puja, celebrado no último dia da chamada “lua escura” do mês Baishakh, que cai sempre entre abril e maio no calendário gregoriano. Para homenagear as mães que já morreram, é tradicional que os peregrinos sigam para lagoas na vila de Mata Tirtha, perto de Katmandu. São levadas oferendas e muitos mergulham nas lagoas.

Uma devota se prepara para mergulhar em um rio na cidade de Katmandu, no Nepal, na celebração do Matathirtha, o Dia das Mães. (Foto: Navesh Chitrakar/Reuters)

Lembrança política
Na Indonésia, o dia das mães é celebrado em 22 de dezembro, data que marca o aniversário de abertura do primeiro Congresso Feminino Indonésio, realizado em 1928. O congresso reuniu 30 organizações feministas e tinha como objetivo melhorar as condições das mulheres no país.

Mulher com sua filha na Indonésia em foto de 2010 (Foto: AP)

Aniversário da rainha
Na Tailândia, a data é celebrada em 12 de agosto, dia do aniversário da rainha consorte do país, Sirikit Kitiyakara, considerada a mãe de todos os tailandeses. A data foi celebrada pela primeira vez na década de 1980, em um esforço para promover a família real. Na data, casas e edifícios públicos do país são decorados e há queima de fogos.

Em foto de 2009, Rei Bhumibol Adulayadej e a rainha Sirikit (Foto: AFP)

Homenagem à filha de Maomé
No Irã, o Dia das Mães é comemorado na data do aniversário de Fatimah, filha do profeta Maomé. A data cai no dia 20 do mês Jumada Al-thani, o sexto mês do ano islâmico, que segue o calendário lunar. A data foi instituída após a Revolução Iraniana, e é usada para promover o conceito tradicional da família.

Mulheres iranianas participam em Teerã de cerimônia do aniversário da morte de Fatimah, filha do profeta Maomé, que  gerou o Dia das Mães local (Foto: Ebrahim Noroozi/AP)

Sem distinção
Na Coreia do Sul, não há distinção entre pais e mães na comemoração. Por isso, o Dia das Mães é comemorado junto com o Dia dos Pais, em 8 de maio. Antigamente, a data celebrava apenas a maternidade. Os pais passaram a ser homenageados posteriormente, para não ficarem excluídos das comemorações.

Mãe tira foto de filho no centro de Seul, na Coreia do Sul (Foto: Kin Cheung/AP)

Oferecer um cravo
Na China, o dia das mães existe e na mesma data que o nosso, segundo domingo de maio. As flores também são o presente mais popular entre os chineses. Mas o interessante é que a flor que simboliza essa data na China é o cravo. A comemoração começou em Hong Kong. Foi introduzida na China, inicialmente, com intuito de ajudar mães necessitadas e homenagear as mães da zona rural, extremamente pobres; só em 1988 que começou a ser usado o modelo americano de ‘mãe ideal’ em algumas cidades. No final do século 20 passou a ser celebrada por toda a China.

Mãe e seu filho na China.

Maria, mãe de todas as mães
Maria, mãe de Jesus, é nossa mãe e de todas as mães. Vamos rezar pedindo a proteção de Nossa Senhora às crianças do mundo inteiro?
"Ó Maria, muitas crianças e adolescentes da Ásia passam a sua infância nas fábricas de sapatos, de fósforos, de tijolos, calçados, sem receber a justa recompensa. Você que embalou Jesus para que Ele não sentisse a pobreza de uma gruta faça com que eu me sinta responsável pelo sofrimento das crianças do mundo e seja mais generoso e disponível. Amém."
Desejamos a todas as mães um feliz dia das mães! Vamos ver como se escreve isso em mandarim, língua oficial da China? É assim…


母亲节快乐!
mǔqīn jié kuàilè!

Postar um comentário

0 Comentários