Infância e Adolescência Missionária da Região Sul realiza seu VI Sulão


Representantes da Infância e Adolescência Missionária (IAM) e da Juventude Missionária (JM) da Região Sul que compreende os estados dos Paraná, Santa Catarina e Rio Grande Do Sul, se reuniram nos dias 4 a 6 de setembro para o seu VI Sulão. O Encontro aconteceu no noviciado Nossa Senhora de Fátima, em Jaraguá do Sul (SC).

Participaram coordenadores regionais, estaduais e diocesanos, bem como assessores da IAM, sendo que os trabalhos foram assessorados pelo padre André Luiz de Negreiros, secretário nacional da IAM. Estiveram presentes também outros cinco padres e diáconos, dois seminaristas e seis religiosas.

Uma oração feita pelas crianças e adolescentes da IAM de Jaraguá do Sul abriu os trabalhos. A programação incluiu estudo sobre a importância de promover o protagonismo das crianças e dos adolescentes, dando-lhes voz e vez a partir da teologia da criança. Os grupos avaliaram como essa comunicação vem acontecendo, analisaram os impedimentos que a dificultam e apontaram alguns caminhos para que esse protagonismo se efetive plenamente. Outros assuntos abordados foram a Juventude Missionária e a Campanha Missionária 2015, com o apelo para um maior empenho das comunidades em sua animação.

Padre André falou sobre o planejamento em conjunto entre a catequese e a IAM, definindo melhor o papel de cada um nesse processo e conversou também sobre a Juventude. “O nosso desafio é apresentar o papel da IAM dentro do planejamento catequético para formarmos a pastoral de conjunto e construirmos um trabalho a partir da criança e não para a criança, isto é, na catequese a criança conhece e ama Jesus e na IAM, ela O torna conhecido e amado entre todas as crianças e adolescentes do mundo”, explicou.

Por sua vez, Leka Paim, falou sobre o jornal Missão Jovem e sobre as revistas missionárias, destacando a importância de utilizar esses meios para enriquecer o trabalho e divulgar atividades realizadas. Já a irmã Eliete Maria Kons, apresentou alguns trabalhos desenvolvidos no colégio Santos Anjos.

As coordenações diocesanas se reuniram com seus respectivos regionais para partilharem suas experiências que, na sequência foram apresentadas em plenário.

O Terço Missionário, celebração Eucarística e apresentações culturais, também fizeram parte da programação.

O encontro terminou com uma avaliação e o envio. A próxima edição do Sulão da IAM será na diocese de Osório (RS), dias 4 a 6 de novembro de 2016.

Postar um comentário

0 Comentários