#NovenaMissionária: 3º Dia - Comunidade que acolhe


A história da evangelização no Brasil contou com inúmeros missionários e missionárias vindos principalmente da Europa. Entre os primeiros a chegar estão Manuel da Nóbrega, José de Anchieta e Antônio Viera, os Jesuítas das missões no sul do país e os mártires de Cunhaú e Uruaçu no Rio Grande do Norte, apenas para citar alguns. Ao longo dos anos, o Brasil continuou a receber inúmeros deles e, atualmente, verifica-se que o mapa da origem dos missionários e missionárias mudou. Eles chegam da África, da Ásia e de alguns países das Américas. Boa parte deles, antes de começarem o trabalho, frequentam o Curso de iniciação à missão no Centro de Formação Intercultural (CENFI), em Brasília (DF). Já passaram pelo curso 4.300 missionários estrangeiros. Além disso, muitos outros são acolhidos pelas suas congregações e comunidades religiosas.

A presença de missionários e missionárias estrangeiros enriquece a nossa Igreja. A Igreja no Brasil é admirada por acolher bem os missionários estrangeiros. Contudo, uma Igreja que está mais apta a receber do que dar revela-se pouco generosa com a missão universal. A Igreja local nunca deveria perder a referência da missão além de suas fronteiras, aos povos (ad gentes) (Cf. RMi 34). As Igrejas de países com mais necessidades do que o Brasil e que enviam missionários além-fronteiras nos dão uma grande lição de solidariedade e partilha. Infelizmente, a nossa cooperação com a missão além-fronteiras ainda é muito tímida. Temos plenas condições de fazer mais e melhor. Pedimos aos missionários que nos ensinem a alegria da missão além-fronteiras.

Preces
- Que o testemunho dos missionários e missionárias contagie nossas comunidades e nos dê alegria de viver mais próximos uns dos outros.
- Pelos que vivem sem rumo presos às coisas que não satisfazem, para que, libertos das amarras do egoísmo, encontrem felicidade e alegria na missão de servir.
- Para que despertem, nas famílias e comunidades cristãs, vocações missionárias com o coração universal, dispostas a anunciar a boa-nova do Reino além-fronteiras.

Oração do Mês Missionário
Pai de infinita bondade, que enviaste Jesus Cristo para servir, ilumina, com o teu Espírito, a Igreja discípula missionária para testemunhar o Evangelho a partir das periferias e, com a proteção de Maria servidora, manifestar o teu Reino em todo o mundo. Amém.

Postar um comentário

0 Comentários