IAM do Mato Grosso realiza formação e escolhe nova coordenação


A Infância e Adolescência Missionária (IAM) do Regional Oeste 2 (Mato Grosso) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), promoveu nos dias 27 e 28 de fevereiro, um encontro de aprofundamento com a participação de 23 representantes de sete dioceses e uma prelazia. Assessorou os trabalhos o secretário nacional da Pontifícia Obra da IAM, padre André Luiz de Negreiros que abordou o tema “Teologia da Criança”. Padre André falou, de forma didática, sobre a base teológica, as matrizes e diretrizes pedagógicas educativas, ações e práticas metodológicas, destacando sempre as crianças como protagonistas para trabalhar a partir delas e não para elas.

Sobre o processo de acompanhamento das crianças nos grupos de IAM, padre André destacou o método e a linguagem como pilares fundamentais para a evangelização. São eles que, acompanhados de planejamento, dão segurança e norteiam as formas de trabalho utilizadas com as crianças.

Na realidade paroquial, encontramos algumas dificuldades de método para se trabalhar com as crianças, o público infantil é um desafio hoje. Se nós não acompanharmos a evolução e a mentalidade das crianças, vamos ficar para traz”, afirma Maredir de Araújo, assessora de grupo da paróquia Nossa Senhora da Guia em Cuiabá (MT).

Para Andressa Gotardo, coordenadora da IAM na diocese de Sinop (MT) “temos que mudar a mentalidade de que criança não trabalha, mas apenas dá trabalho. Claro que cuidar de crianças gasta-se tempo e dinheiro, mas precisamos olhar para elas a partir delas e motivá-las a serem missionárias protagonistas do seu tempo”.


Na oportunidade foi eleita a nova coordenação Regional da IAM sendo escolhidas a Irmã Iris, da diocese de Primavera do Leste/Paranatinga e Lúcia da Rosa, da diocese de Sinop. Compõem a coordenação ainda o seminarista Michael Erlo, tesoureiro e Andressa Dias de Souza, secretária. A IAM no Regional conta também com uma equipe de assessoria formada por Suelene Surubi de Melo, Adilson W. da Silva, Gisele A. de lima e Debora Santiago, representantes de diferentes dioceses.

O próximo encontro será no mês de setembro na diocese de Sinop (MT).



Postar um comentário

0 Comentários