Teatro: A verdadeira Páscoa


O teatro é uma arte mágica: os atores dão vida a ideias que querem transmitir. A Quaresma e a Páscoa são etapas da vida da Igreja ricas em mensagens. E como a fé cristã é uma mensagem que se transmite de geração em geração, é muito oportuno organizar um teatro na paróquia, levado à cena pela Catequese ou pela Infância e Adolescência Missionária. Com este teatro pode-se refletir sobre o verdadeiro sentido do que se celebra na festa mais importante da Igreja.

Uma música de fundo introduz no espírito da Páscoa. No palco, as crianças trocam impressões:

– Olá, tudo bem?

– Tudo. A Páscoa está chegando!

– Não vejo a hora! Quero ganhar do coelhinho da Páscoa muitos, muuuuiiitos ovos!

– O quê?!…

– O coelhinho da Páscoa vai trazer muitos ovos de chocolate! Pronto… Eu sei que são os meus pais que os escondem lá por casa.

– Eu também gosto de brincar de procurar os ovos. Ah, tenho uma foto aqui no meu celular. Não fiquei linda de coelhinho? Até aprendi uma musiquinha, quer ouvir?

– Claro, porque não?!

– "Coelhinho da Páscoa, que trazes pra mim? Um ovo, dois ovos, três ovos assim! Um ovo, dois ovos, três ovos assim... Coelhinho da Páscoa, que cores eles tem? Azul, amarelo e vermelho também…"

– Mas vocês não sabem o verdadeiro sentido da Páscoa? Ouçam este poema: "Não foi o coelhinho que morreu na cruz; quem foi crucificado foi o meu Jesus. Na sexta Ele morreu, mas morto não ficou; domingo de manhã, Ele ressuscitou."

– Então Páscoa não são chocolates, doces e coelhinhos?

– Não. A Páscoa comemora a paixão, morte e ressurreição de Jesus. Mas muita gente já nem se lembra disso…

– Então, fala-nos de Jesus…

– Jesus, também chamado Cristo, é o Filho de Deus. Porque nos ama muito, veio ao mundo para nos mostrar que o mal conduz à morte e que só o amor dá vida! Passou três anos sempre fazendo o bem. Mas, por inveja, a maldade dos homens fez com que fosse condenado à morte. E Ele morreu numa cruz.

– Isso é muito triste. Se ele morreu, como é que nos salvou?

– É que Ele não morreu como se a sua vida fosse um fracasso. Não. Ele deu a vida para nos perdoar os nossos pecados. Mas a melhor notícia da Páscoa é que Jesus Cristo ressuscitou. Ele agora vive para sempre.

– Se Cristo voltou a viver, onde é que Ele está?

– Jesus está nos Céus, com o Seu pai e o Espírito Santo. E Ele, antes de deixar o mundo, disse aos seus discípulos que ia preparar uma "morada" para nós lá no Céu. Porque, ao ressuscitar, Jesus deu-nos a possibilidade de ressuscitar como Ele quando morremos.

– Esse "Céu" parece uma coisa estranha… e só lá se chega depois de morto…

– Espera… Jesus habita também no coração daqueles que O amam e O aceitam. O Céu começa aqui na terra. Você quer que Ele habite também no teu coração? Quer viver com Jesus como vive com os teus melhores amigos?

– Claro! Quero tanto conviver com Jesus como gosto de chocolates!

– Então, você tem que aprender a falar com Ele, isto é, a rezar. E, depois, unindo aos cristãos na Igreja, Ele ensinar-te-á a ser bom como Ele é e a fazer o bem como Ele fez e continua a fazer.

FONTE: Audácia

Postar um comentário

2 Comentários