5ª Jornada Nacional da IAM na Arquidiocese de Mariana


Em unidade com os diversos grupos de Infância e Adolescência Missionária (IAM) do Brasil, a Arquidiocese de Mariana (MG) celebrou a 5ª Jornada Nacional da IAM no último domingo de maio. Durante todo o mês, os grupos se prepararam para a realização deste evento de várias formas, através de retiros espirituais, encontros de formação e interação; pesquisas sobre as culturas dos povos da Oceania.

No dia 20 de maio, a paróquia Cristo Rei, em Ouro Preto (MG), recebeu as crianças e adolescentes da Região Pastoral Mariana Norte, para um dia de oração, formação e convivência. Durante este momento, alguns participantes deram testemunho sobre da sua caminhada na IAM, afirmando a importância das crianças evangelizarem outras crianças, e “evangelizar com o exemplo da própria vida”, pois foi por causa do convite ou do exemplo de amigos que eles ingressaram na IAM. Também foram apresentadas várias curiosidades sobre as culturas dos diversos povos da Oceania. Por fim, houve um momento de formação sobre o significado da consagração e suas diversas formas, e um momento mariano, para fazer do encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida na celebração do Ano Nacional Mariano.

Além da consagração, alguns grupos coroaram alegremente Nossa Senhora, a primeira missionária.

Na paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Piranga (MG), por exemplo, a celebração dos 174 anos da fundação da IAM, foi realizada na solenidade da Ascensão do Senhor. As crianças e adolescentes proclamaram as leituras, cantaram o salmo, entoaram os cânticos da missa, fizeram os comentários e preces. Após a homilia, a IAM fez memória do centenário de Fátima com uma bela encenação.


Fabiano Henrique de Matos, seminarista do Seminário São José de Mariana, explica que as crianças e adolescentes “invocaram os Pastorzinhos recém canonizados pelo papa Francisco e consagraram as suas vidas a Jesus. No ofertório, partilharam os cofrinhos destinados à Oceania, e no final da celebração, coroaram a Virgem Imaculada com grande carinho e alegria”.

Em outras paróquias, também houve a oferta do sacrifício, o cofrinho, e a entrega dos lencinhos, um dos símbolos da Obra, com a borda azul, cor do Continente da Oceania, que este ano receberá as orações e as ofertas das crianças e adolescentes da IAM.

“Que pela intercessão de São Damião (padre que foi missionário entre os leprosos na ilha de Molokai, na Oceania), cada um de nós, seguidores de Jesus Cristo, ao ter realizado o encontro pessoal com Ele, tornemo-nos cada dia mais testemunhas da alegria missionária onde estivermos”, afirmou Iva Fernandes, assessora arquidiocesana da IAM.

Com informações da IAM de Mariana (MG)

Postar um comentário

0 Comentários