Cofrinho Missionário


Como surgiu o Cofrinho da IAM?
Quando o bispo francês dom Carlos Augusto de Forbin-Janson fundou a Associação da Santa Infância em 1843, seu desejo era que todas as crianças do mundo pudessem conhecer a Jesus e ter uma vida digna, mas que as próprias crianças com suas orações e donativos fizessem isso, ajudando-se pelo mundo inteiro. Por isso, as crianças da IAM cooperam espiritualmente com orações e materialmente com ofertas, fruto de seus sacrifícios.

Essas ajudas são necessárias, conforme diz o próprio compromisso da Obra: “uma Ave-Maria por dia e uma moedinha por mês”. para ajudar as crianças e adolescentes mais necessitados do mundo. Esse compromisso, assumido com tanta devoção e responsabilidade pelos pequenos grandes missionários, tem muito a nos ensinar. É um gesto mais profundo do que possa parecer em um primeiro olhar.

As crianças e adolescentes missionários cooperam materialmente com ofertas, que são frutos de seus sacrifícios e se destinam para as obras dedicadas às crianças e para a evangelização. Cada mês, as crianças, com alegria, porque são frutos de seus sacrifícios, entregam sua oferta para as crianças necessitadas do mundo. As crianças e os adolescentes missionários comprometem-se a: “Repartir seus bens com os que não têm, mesmo à custa de sacrifícios” (3º Compromisso da IAM).



Cofrinho é igual a coleta?
O cofrinho do grupo da IAM é fruto do sacrifício pessoal de cada criança e adolescente que partilha do que tem para ajudar outras crianças e projetos missionários. Já a Coleta é uma ação comunitária feita com finalidades específicas como a Campanha Missionária, Campanha da Fraternidade e Campanha da Evangelização. A Coleta é pontual com data marcada para que toda a comunidade faça a sua doação. Já o Cofrinho é permanente na vida das crianças e adolescentes nos grupos da IAM que todos os meses colocam pelo menos uma moeda fruto do sacrifício. O Cofrinho da IAM não deve ser misturado ao dinheiro arrecadada na coleta do Dia Mundial das Missões.



O que é feito com o dinheiro do Cofrinho Missionário?
Os valores arrecadados pelos Cofrinhos são destinados integralmente para apoiar projetos que “protegem a vida”, tais como centros para crianças órfãs, casas de acolhida para crianças de rua ou assistência de saúde aos recém-nascidos e escolas infantis são prioridades. Também há projetos na área da formação. Cada ano é escolhido um Continente (países específicos) para ser destinado o dinheiro dos Cofrinhos com a finalidade de ajudar crianças mais necessitadas onde trabalham os nossos missionários e missionárias.

Compartilhamos alguns projetos apoiados pela Secretaria internacional da IAM, com o sacrifício das crianças e adolescentes e também da coleta da Campanha Missionária realizada em diversos países.
Saiba mais: Alguns projetos apoiados



Quando enviar o Cofrinho?
A dimensão do sacrifício deve ser trabalhada nos grupos da IAM todos os meses e na celebração da Jornada Nacional (no último domingo do mês de maio) é o momento em que o grupo apresenta na procissão das oferendas o Cofrinho do grupo. Os assessores da IAM com as crianças e adolescentes devem conferir o montante arrecadado e imediatamente enviar ao Secretariado Nacional da IAM, em Brasília (DF). O prazo para o envio do Cofrinho é até 31 de julho.

Como enviar o dinheiro do Cofrinho Missionário para as POM?
Sempre que o grupo depositar as ofertas na conta bancária das POM, deverá, em seguida, enviar ao Secretariado Nacional da IAM cópia do comprovante de depósito, através do email cofrinhoiam@pom.org.br. O Secretariado enviará o recibo do valor depositado. Todos os anos é publicado uma lista com as ofertas realizadas pelas crianças do Brasil e o destino final dos recursos.

Conta Bancárias das POM
Banco do Brasil
Agência 3413-4
Conta nº 200293-0

A pequena Rafaela de Mello da Silva, integrante da IAM em Curitiba (PR), fala sobre o Cofrinho Missionário:


Postar um comentário

0 Comentários