Crianças e adolescentes se reúnem para formação no Rio de Janeiro


Aconteceu durante os dias 29 e 30 de setembro e 1° de outubro, o Encontro de Liderança Missionária Adolescente/Infantil  (Elma/Elmi) da Infância e Adolescência Missionária do Regional Leste 1, na Arquidiocese de Niterói. Cerca de cem pessoas participaram do retiro, das quais 65 eram crianças e adolescentes das Arquidioceses do Rio e Niterói, e das Dioceses de Duque de Caxias, Itaguaí e Petrópolis.

Na manhã de sábado, os assessores da Arquidiocese de Niterói, realizaram uma formação interativa, abordando a História e o Carisma da IAM, através da apresentação de um "telejornal", que apresentou de forma animada, um básico resumo dos pontos mais importantes da IAM.

Em seguida, os participantes foram divididos em duas oficinas, ministradas pelas assessoras Beth (Petrópolis) e Gabriela (Niterói) que apresentaram a Metodologia da IAM. Ao final os grupos formados em cada oficina, montaram uma semana do mês, seguindo os subsídios fornecidos pela metodologia da IAM.


Na parte da tarde, Pedro Henrique, assessor da Arquidiocese do Rio de Janeiro, conduziu a formação sobre o Perfil do Coordenador Missionário, refletindo também os compromissos missionários assumidos pelas crianças e adolescentes da IAM. Abordando a temática do Ano Mariano no Brasil, a assessora da Arquidiocese do Rio, Laura, conduziu a palestra Maria Missionária, relembrando a importância do Sim de Maria, primeira missionária.

A Noite Cultural e a Gincana, realizadas no sábado foram momentos de integração entre os participantes do retiro, que deixaram a competição fazer uma verdadeira confraternização entre os diversos grupos presentes. Presidida pelo Padre William, da Arquidiocese de Niterói, a Santa Missa nos fez refletir a importância de um sim que não seja superficial, mas integral e verdadeiro, seguindo o exemplo de Santa Teresinha do Menino Jesus, padroeira das missões.


No domingo, houve a última formação, conduzida pelo Diácono Sérgio, da Diocese de Petrópolis, que refletiu a Alegria do Evangelho resplandecida na missão dos líderes missionários ali presentes.

Finalizando o encontro, o envio missionário nos impulsionou a voltarmos com mais alegria de anunciar a Boa-Nova e de forma simbólica,  cada membro levou um pouco dos outros, através da mistura das águas e das terras das Dioceses presentes.

Pedro Henrique da Silva Pereira,
Assessor na Arquidiocese do Rio

Postar um comentário

0 Comentários