Diocese de Santo Amaro, em SP, realiza 10º Encontro da IAM


Com o tema “Criança Ajudando Criança, Criança Evangelizando Criança” aconteceu no dia 14 de outubro, o 10º Encontro Diocesano da Infância e Adolescência Missionária da Dioceses de Santo Amaro (SP), que reuniu na Paróquia São Francisco Xavier mais de cem crianças de várias paróquias. O encontro teve como objetivo motivar crianças e adolescentes, da Diocese de Santo Amaro a caminhar mais incisivamente na ação missionária.

A Obra Pontifícia da Infância Missionária foi fundada em 1843, na França, pelo Bispo Dom Carlos Forbin Janson. Ele ficou sabendo da situação precária que viviam as crianças de vários países, especialmente da China. Organizou as crianças de sua diocese para rezar e cooperar materialmente com estas crianças necessitadas. Surgia a Infância Missionária cujo lema é criança ajuda criança, criança evangeliza criança.

A Infância Missionária chegou ao Brasil ainda no século passado. Porém, vários motivos, especialmente políticos, impediram que a mesma se firmasse e se espalhasse por todo o país.

Em 1993, quando se comemorou os 150 anos desta Obra Pontifícia, em Cali, na Colômbia, um grupo de brasileiros que participaram das festividades, retornaram entusiasmados para o Brasil e resolveram organizar a Infância Missionária novamente em nosso país.

Em 02 de novembro de 1996, a Infância Missionária foi apresentada as dioceses do Estado de São Paulo. Alguns missionários do COMIDI - Conselho Missionário Diocesano - de Santo Amaro estavam presentes e, como não poderia ser diferente, se entusiasmaram com o trabalho e imediatamente resolveram apresentar esta nova ideia as nossas comunidades.


A IAM na Diocese de Santo Amaro teve grande êxito e durante muitos anos foi responsável pela animação de um grande encontro que reunia milhares de crianças e adolescentes missionários de todo o Estado de São Paulo. Durante o Congresso Missionário Latino Americano - COMLA 6, realizado na Argentina, o padre Patrício Byrne, Secretário Geral da Infância Missionária, declarou este encontro como sendo o maior do mundo. Pois reunimos em nossos encontros mais de 40.000 crianças. Para construir na criança missionária a cidadania, seu compromisso de ajudar outras crianças, uma das provas pedia que os participantes trouxessem um quilo de alimentos não perecíveis para ajudarem outras crianças. Na ocasião os alimentos foram entregues à Cáritas, que se responsabilizou pela distribuição a instituições que cuidam de crianças carentes da região. No último encontro, em 2005, a arrecadação chegou a cerca de 30 toneladas de alimentos e foram destinados para as crianças pobres de Santo Amaro.

Sempre após a realização destes grandes encontros, houve o fortalecimento dos grupos da IAM nas comunidades, além de despertar outras comunidades, para a realização deste lindo trabalho. O importante é destacar que a Infância e Adolescência Missionária, onde a criança e o adolescente, em pequenos grupos aprendem a recuperar sua liberdade, dignidade como ser humano em formação, aprendendo que tem direitos e deveres igualitários, garantidos na Constituição e nas leis, juntos eles praticam gincanas e divertem-se, descobrem a importância da família e a vida comunitária, esses grandes encontros anuais servem de animação, confraternização e motivação para mais um ano desta caminhada. Conhecer Jesus Cristo pela Fé e anunciá-lo, é nossa alegria!

Fonte: Catolicanet

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Esse foi o primeiro encontro que participei,foi muito dinâmico e divertido.É maravilho quando se entende o mundo e as possibilidades oferecidas pela garotada. Parabéns a todos que participaram desse momento magico.

    ResponderExcluir