Encontro de aprofundamento é realizado em São Paulo


Nos dias 11 e 12 de novembro, estiveram reunidos no Centro Missionário São Paulo, no bairro da Lapa, os coordenadores e assessores da Infância e Adolescência Missionária do Regional Sul 1 da CNBB, para  um Encontro de Aprofundamento com a presença da Secretária Nacional da Obra, irmã Patrícia Souza.

O encontro iniciou com um momento de espiritualidade, onde os participantes louvaram e agradeceram à Deus por seus dons e invocaram forças, coragem e perseverança na missão de anunciarem, com alegria, o Evangelho a todos que dela necessitem.

O tema "A Infância e Adolescência Missionária testemunhando a alegria do Evangelho para uma Igreja em saída", foi exposto pela irmã Patrícia com dinâmicas, vídeos e testemunhos que sensibilizaram os assessores para o que nos pede o Papa Francisco - "uma igreja alegre em saída" - com uma prática missionária cheia de ardor e dinamismo, seguindo a metodologia da IAM e desenvolvendo em todos os princípios e valores cristãos.

Irmã Patrícia ressaltou a importância dos participantes conhecerem, cada vez mais, a história e o carisma da IAM desenvolvendo a consciência do que é exigido na vivência e no compromisso missionário - Sacrifício, Oração  e Solidariedade. Os assessores também foram levados à refletir sobre o Documento de Aparecida (Cap. VI), que aborda a  formação dos discípulos missionários, na qual deixou claro que a formação se faz necessária assim como Jesus o fez com seus discípulos para que tenham a alegria, o entusiasmo e a coragem, libertando-se das amarras, do comodismo e sair como um novo Pentecostes transbordando do Espírito Santo, para anunciar o Cristo ressuscitado se colocando a serviço.


O encontro animou os participantes à continuarem sua missão. "Foi um momento muito gratificante que nos possibilitou a reflexão dos seguintes aspectos: o papel do assessor e sua formação que se faz necessária para assim ele possa garantir também a formação dos coordenadores dos grupos e suas diferentes funções. A metodologia dos encontros, quem de fato é ou está sendo o protagonista? Que grupo somos ou queremos ser? O carisma pelo qual somos conhecidos: 'criança evangelizando e ajudando criança', que nos leva ao cofrinho, que deve ser sacrifício e não coleta.", partilhou Edvalda Santana, assessora da IAM na Diocese de São Miguel Paulista.

Postar um comentário

0 Comentários