Infância e Adolescência Missionária (IAM) lança cartaz oficial da 6ª Jornada Nacional


No ano de 2018, a Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária (IAM) tem a alegria de celebrar 175 anos de fundação. A obra teve início em 19 de maio de 1843 e foi fundada por Dom Carlos Forbin-Janson, Bispo de Nancy, França. Para esse momento especial, os países que compõe o Cone Sul (Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai) escolheram trabalhar a mesma arte visual.

O Brasil vai celebrar com muita alegria e entusiasmo, juntamente com a 6ª Jornada Nacional da Infância e Adolescência Missionária, que acontecerá no dia 27 de maio de 2018, nas dioceses e paróquias. Para isso, lançamos o cartaz de divulgação que vai ser distribuído em todo o país.

No cartaz temos:
- Jesus: o primeiro compromisso das crianças e adolescentes tem é tornar Jesus conhecido e amado. Jesus é a referência para a caminhada junto à obra.

- O Papa Francisco: a IAM é uma Obra Pontifícia do papa para toda a Igreja.

- São Francisco Xavier e Santa Terezinha do Menino Jesus: percorrendo grandes distâncias ou através da oração foram grandes missionários. Foram nomeados pelo papa Pio XI padroeiros da missão.

- Dom Carlos Forbin Janson: desde sua infância, desejava ser missionário. Manteve estreitas amizades com os missionários que trabalhavam na China. Estes o mantinham informado sobre as situações de miséria vivida principalmente pelas crianças das regiões do Oriente. A medida que Dom Carlos foi crescendo, crescia nele a consciência e sensibilidade missionária. Diante da triste realidade, onde crianças eram jogadas nas ruas, principalmente meninas, Dom Carlos agiu imediatamente. Convocou as crianças para socorrer as próprias crianças. Assim surgiu a Infância Missionária. “Criança Evangelizando Criança” Fundando a Obra da Santa infância em 19 de maio de 1843.

- Mascotes e coração com as bandeiras: remetem à universalidade, da presença da obra nos diferentes países e também à presença da obra em 130 países em todos os continentes e a disposição das crianças e adolescente que participam da Obra em serem amigas de todas as crianças e adolescentes do mundo.


Símbolos oficiais da IAM do Brasil
- O bottom: É o primeiro símbolo oficial da IAM no Brasil. Faz parte do processo formativo da Obra. A insígnia tem forma circular, cor branca, com dois mascotes ao centro que representam a Infância e Adolescência Missionária. Há ainda a logomarca da IAM, a abreviação POM, a identificação brasileira e o site das Pontifícias Obras Missionárias. O bottom representa a comunhão de todas as crianças do Brasil e do mundo e sua amizade com Jesus Cristo, que envia as crianças para levar a sua palavra de amor a todo o mundo.

- O lenço: É o segundo símbolo oficial da IAM no Brasil. A insígnia identifica a consagração assumida pelas crianças e adolescentes missionários junto à Obra. Representa a bandeira papal com as cores da Santa Sé (amarelo e branco). Nas bordas estão presentes ainda as cores vermelha, verde e azul completando assim as diferentes cores que identificam os continentes do mundo. Sobre a cor branca do lenço está estampada a bandeira do Brasil, a logomarca da IAM e das Pontifícias Obras Missionárias, que identificam a presença da Obra em nosso país.

Para pedir os lenços e os cartazes da 6ª Jornada Nacional da IAM baixe a lista de materiais clicando aqui, e encaminhe para o email material@pom.org.br

Postar um comentário

2 Comentários