IAM da Diocese de São Miguel Paulista realiza formação para coordenadores de grupos


A Infância e Adolescência Missionária da Diocese de São Miguel Paulista, em São Paulo (SP), realizou nos dias 07 e 08 de abril, seu Encontro de Líderes Missionários Infantis - ELMI. O encontro contou com cerca de 30 participantes, coordenadores de diversos grupos da IAM da diocese, além de representantes da Diocese de Guarulhos.

A atividade central do encontro foram as oficinas, momento em que as crianças e adolescentes participaram de experiências de acordo com a metodologia das Quatro Áreas Integradas - Realidade Missionária, Espiritualidade Missionária, Compromisso Missionário e Vida de Grupo.


"Nós participamos de quatro oficinas, as que eu mais gostei foram as de Realidade e Espiritualidade Missionária. Eu não imagina que seria tão impactante, senti algo muito forte no meu coração que me despertou a estar mais próximo de Deus e das crianças. Foi incrível!", partilhou Pedro Vinicius, coordenador do grupo da IAM da Paróquia de Santa Rosa de Lima. Dandara Isabel também concorda com relação às oficinas que mais gostou; para a coordenadora da Paróquia de Santa Rosa de Lima, "nestas oficinas conhecemos mais sobre a realidade de outros países; realidades que muita gente nem faz ideia que existem, como as das crianças que passam fome, da situação da guerra na Síria, da realidade das crianças soldados; na oficina conhecemos um pouco mais sobre a realidade delas e como elas vivem. Na Espiritualidade Missionária tivemos um momento especial de encontro com Deus e conseguimos olhar mais nosso espírito.", avaliou.

Além das oficinas, a programação contou com momentos de partilha da realidade dos grupos, momentos de oração, celebração, animação e testemunho. Uma festa em comemoração aos 25 anos de implantação da Obra na diocese animou a noite do sábado. "Estamos vivenciando aqui em nossa Diocese de São Miguel Paulista o Ano Jubilar da IAM. Este ELMI foi mais um momento para fazer memória da nossa caminhada e nos preparar para a grande celebração dos vinte e cinco anos de implantação da Obra, que será realizada durante a Jornada Missionária, no mês de maio.", informou Rodrigo A. Piatezzi, coordenador diocesano da Obra.


A manhã do domingo contou com a presença do irmão Marista, Aderlan Brandão e do vocacionado Carlos Henrique, que partilharam a história do Instituto Marista, a missão da comunidade, o trabalho de evangelização realizado e responderam as dúvidas das crianças e adolescentes. O encontro foi realizado no Centro Social Marista Irmão Lourenço, na Vila Progresso, local de residência dos irmãos na Zona Leste da capital paulista.

O ELMI foi encerrado com a avaliação e um momento de oração em que os participantes apresentaram seus compromissos ao retornarem às suas comunidades. "Faz pouco tempo que estou na Infância e Adolescência Missionária, mas neste pouco tempo eu fui me apaixonando pelo trabalho da IAM e pelas das crianças. Participar deste encontro mudou minha perspectiva e o meu olhar, foi uma experiência única. Descobri onde estou e onde eu quero ficar, que é na IAM!", partilhou Rafaela Gonçalves, da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima.

ELMI 2018 - Diocese de São Miguel Paulista

Postar um comentário

0 Comentários