Novena de Natal: Recebamos à Jesus, Luz do mundo. Vem, Jesus, Luz do mundo!


É novamente Natal, tempo de trocar presentes, de acender luzes, enfeitar a árvore, reunir-se com a família, fazer boas ações... Mas nada disso adianta se não estiver presente a verdadeira mensagem do Natal, que é Jesus que nasce para a nossa Salvação e a Salvação de todos. É o Salvador do mundo que vem, feito criança. Assim, vamos preparar nossos corações, como pequenas manjedouras, para que lá, assim como em Belém, Jesus encontre lugar!


1º DIA - A VELA DOS PROFETAS
“O povo que caminha nas trevas viu uma grande luz” (Is 9,1)

• Durante longos séculos os Profetas anunciaram e esperaram a Jesus como a Luz que devia vencer a escuridão do mal. Jesus nos disse que Ele é a luz e nos convida a caminhar sob sua Luz.
• No mundo encontramos, a cada dia, muitas sombras: a pobreza, a violência, o ódio, o maltrato dos pequenos e dos fracos.
• Ser pessoas de luz significa evitar o mal, buscar o bem e iluminar os irmãos e irmãs com a mesma luz de Jesus.
• A luz de Jesus é a capacidade de aceitação dos outros, de amor pela vida, de trabalho pela justiça e a paz, de ruptura do ódio e de abertura á Graça de Deus.

Preces: “Senhor, fazei de nós pessoas de luz”
• Jesus, verdadeira Luz do mundo, tira de nosso coração a sombra do pecado.
• Fazei que nossa família e nossa comunidade cristã sejam luz para todos aqueles que estão afastados de Ti.
• Ajuda-nos a evitar tudo o que possa entristecer e nublar o coração de nossos irmãos e irmãs.
• Fazei de nós pessoas capazes de amar com carinho, de semear esperança e de viver serena e alegremente.
• Ajuda-nos a aceitar tua Palavra e oferecê-la aos demais por meio de nossa atividade missionária.

Rezemos: Pai Nosso...

Oração final: "Senhor Jesus, nós te esperamos como te esperaram os Profetas. Sabemos que Tu és a Luz. Ajuda-nos, neste Natal, a receber tua Luz e a acender uma luz de esperança nos demais. Amém."


2º DIA - A VELA DE JOÃO BATISTA
“Preparai os caminhos do Senhor” (Lc 3,4)

• João Batista nos ensina como devemos preparar o caminho para receber Jesus: é necessário preencher os vales do egoísmo, aplainar as montanhas do orgulho, tirar as pedras da preguiça e da falta de interesse pelos demais.
• Os caminhos que devemos preparar são os do coração. Cada Natal deve produzir em nós uma profunda mudança.
• O caminho que conduz à Luz supõe sacrifício, esforço, aceitação das próprias obrigações no estudo, na família e no trabalho.
• O Natal não é simplesmente um momento de alegria e de emoção, mas um tempo de ação e mudança de nosso coração.

Preces: “Muda nossos corações, Senhor!“
• Jesus, fonte da verdadeira luz, tira de nossos corações o egoísmo, o desejo desmedido de riquezas e vontade de ter tudo.
• Fazei que nossa família seja um lugar de alegria humilde que nasce do estar juntos e amar-se mutuamente.
• Ajuda aos jovens a encontrar alegria na verdadeira amizade e em todas as coisas que são boas, sem buscar caminhos que levam ao vício é á própria destruição.
• Que saibamos ver os sofrimentos dos demais e nos esforcemos por fazer algo para aliviá-los.
• Ajuda-nos a estimar a vida em todas as suas manifestações e a respeitá-la como presente que vem de Deus.

Rezemos: Pai Nosso...

Oração final: "Muda, Senhor, nossos corações com Tua vinda e presenteia-nos, neste Natal, com um coração humilde, forte e missionário como o teu. Amém."


3º DIA - A VELA DE MARIA
“Eis aqui a serva do Senhor” (Lc 1,38)

• Maria se deixou iluminar completamente por Deus e deu ao mundo Jesus, o Salvador.
• Maria chegou a ser luz para todos nós porque respondeu ao chamado de Deus e se pôs a seu serviço.
• Com Jesus, não se deixou servir, mas entregou sua vida aos demais com amor e silenciosamente.
• Sua maternidade não ficou fechada entre as paredes da casa em Nazaré, mas chegou até os últimos confins da terra.
• Aceitar a Jesus quer dizer abrir totalmente nosso coração e responder ao chamado de serviço que Deus sonhou para nós.

Preces: “Faz-nos pessoas capazes de servir.”
• Senhor, o mundo necessita de nossa disponibilidade; abre nosso coração ás necessidades de nossos irmãos.
• Senhor, abre o coração dos jovens para que não se fechem no egoísmo e na busca de ser o centro de tudo.
• Senhor, protege as crianças e acompanha seu crescimento a fim de que aprendam a servir aos demais.
• Senhor, ajuda-nos a vencer nossa preguiça e a sermos generosos e alegres no serviço missionário a nossos irmãos.
• Senhor, faz que sejamos capazes de escutar sua voz que chama a cada um de nós para uma missão especial.

Rezemos: Pai Nosso...

Oração final: "Virgem Maria, o mundo necessita de Jesus. Que a ninguém lhe falte, neste Natal, a luz de seu Evangelho, a força de seu perdão e a segurança de seu amor. Amém."


4º DIA - A VELA DE JOSÉ
“José, não tenhas medo de receber Maria, tua esposa” (Mt 1,20)

• Para José não foi fácil entrar no mistério de Deus. Somente uma grande disponibilidade interior lhe permitiu aceitar a vontade de Deus.
• José é o homem do silêncio. O Evangelho não nos conta suas palavras, mas sim suas preocupações: a busca de um lugar para o nascimento do menino Jesus, a fuga do Egito, o trabalho silencioso na oficina de Nazaré.
• José foi um homem de Deus e caminhou sempre na luz de Deus.
• Caminhar na Luz significa fazer a vontade de Deus sem perguntar-se com inquietude o por que...

Preces: “Senhor, que saibamos escutar.”
• Tinha de nós, Senhor, o desejo de falar sempre para ter sempre razão.
• Que escutemos o grito dos pobres, a voz dos que sofrem e que estejamos dispostos a ajudá-los em suas necessidades.
• Ajuda aos pais e mães a realizar, com dedicação e sabedoria, sua missão educativa.
• Ajuda a nossas famílias e as famílias do mundo inteiro e concede-lhes trabalho e paz.
• Que cada criança do mundo encontre sempre um pai que a ame e a acompanhe na vida.

Rezemos: Pai Nosso...

Oração final: "Dá-nos, Senhor, nesta festa de Natal, um ouvido atento como o de São José. Que aprendamos a ser missionários que escutam em silêncio tua Palavra para depois poder proclamá-la aos outros. Amém."


5º DIA - A VELA DOS ANJOS
“Eu vos trago uma boa notícia: nasceu para vós o Salvador” (Lc 2,10)

• Os Anjos foram os primeiros em anunciar que Deus se fez nosso irmão. Seu anúncio trouxe ao mundo uma grande alegria e uma grande esperança de paz.
• Natal é sempre anúncio de paz, apesar das guerras, do ódio e das vinganças que continuam oprimindo a humanidade.
• O Senhor nos convida a converter-nos em anunciadores de Paz como os Anjos, em nossa família, no lazer, no estudo, no trabalho.
• Devemos encontrar sempre palavras que tragam paz e esperança.

Preces: “Que sejamos mensageiros da paz”.
• Senhor, enviai os missionários e missionárias, como aos Anjos, para anunciar a paz sobre nossa terra.
• Faz-nos pessoas de perdão e de paz na família, no bairro e no trabalho.
• Concede aos governantes o desejo de construir a paz entre todos os povos.
• Tira do coração dos adolescentes e jovens os ressentimentos, o ódio, a vingança.
• Protege aos milhões de crianças e jovens que sofrem por causa das guerras que se realizam no mundo.

Rezemos: Pai Nosso...

Oração final: "Que a Boa Notícia, anunciada pelos Anjos no Natal, encontre hoje também em muitas crianças, jovens e adultos novos missionários dispostos a anunciá-la ao mundo inteiro. Amém."


6º DIA - A VELA DOS PASTORES
“Os pastores disseram: vamos a Belém” (Lc 2,15)

• Apenas escutaram a voz dos Anjos, os pastores partiram levando com eles presentes para oferecer a Jesus.
• Natal é época de presentes: Deus nos presenteou com Filho e nós estamos tão contentes que queremos também preparar presentes para os outros.
• Os presentes falam a linguagem dos sentimentos e do coração e não podem estar limitados somente ao Natal.
• Jesus não nos pede presentes, mas o dom de nossa vida, entregue todos os dias.

Preces: “Que sejamos capazes de entregar-nos!"
• Quebra nossos egoísmos e ensina-nos a amar ao que está do nosso lado.
• Livra-nos de nós mesmos e dá-nos um coração capaz de amar aos pobres, aos que sofrem ou que estão sozinhos.
• Ajuda-nos a superar ao que está mais necessitado.
• Ensina-nos a amar com fatos e não com palavras.
• Que, como os pastores, sejamos missionários que anunciam o que vimos e ouvimos sobre Jesus.

Rezemos: Pai Nosso...

Oração final: "Chegamos diante de ti, Jesus, como os pastores. Neste Natal não temos presentes para oferecer. Por isso nos oferecemos nós mesmos e nos entregamos para servir a nossa comunidade e á Igreja. Amém."


7º DIA - A VELA DOS REIS MAGOS
“Viemos com nossos dons para adorar o Senhor” (Mt 2,2)

• De muito longe os Reis Magos se puseram a caminho para seguir a luz da estrela e procurar a Jesus.
• A vida cristã é um caminho que não deve terminar nunca, é uma longa peregrinação até a
Luz que é Jesus.
• Não devemos nunca render-nos mesmo quando é difícil ser fieis aos Mandamentos do Senhor.
• Jesus se fez nosso Irmão, caminha conosco pelos caminhos do mundo.
• Não nos deixemos deter por aqueles que não O recebem e como o Rei Herodes têm medo d’Ele.
• Vivamos com alegria a fé recebida no Batismo que nos fez missionários.

Preces: “Senhor, dá-nos tua luz.”
• Senhor, fazei que nos sintamos fortalecidos na fé que recebemos em nosso Batismo.
• Fazei que todas as crianças do mundo possam conhecer-te e ser iluminadas por teu amor.
• Fazei que a luz de tua graça, acesa no Batismo, não se apague jamais no coração dos cristãos.
• Fazei que, como missionários, possamos contar aos demais Teu amor e dar testemunho dele em nossa vida.
• Que sejamos estrelas capazes de iluminar o caminho de nossos irmãos.

Rezemos: Pai Nosso...

Oração final: "Aqui estamos, Senhor, como os Reis Magos. Abrimos nossos cofres, abrimos nossa vida. Nós entregamos a Ti, assim como Tu te entregas a nós. Utiliza-nos como tuas estrelas, prontas para indicar aos outros que Tu és o Tesouro de todos os tesouros. Amém."


8º DIA - A VELA DOS SANTOS INOCENTES
“Herodes ordenou matar a todas as crianças menores de dois anos”. (Mt 2,16)

• As crianças foram os primeiros mártires que entregaram sua vida por Jesus.
• Com freqüência existe, em cada um de nós, um pouco de crueldade que nos faz parecer com Herodes.
• No mundo Herodes ainda mata crianças, porque explora seu trabalho, as elimina por meio do aborto e as faz morrer de fome e nas guerras.
• O Natal é anúncio e esforço de levar ao mundo o amor de Deus, especialmente aos pequenos e aos últimos, que são sempre os preferidos de Jesus.

Preces: “Que sejamos fonte de bondade.”
• Ensina-nos a amar as coisas que Deus mais que as coisas da terra.
• Tira de nossos corações as maldades que nos fazem parecer com Herodes.
• Faze que cada criança, ao nascer, encontre aceitação, amor e ternura.
• Que encontremos em ti, Jesus, o modelo de ternura e amor ao mundo como Tu o amas.
• Aceita o sacrifício de tantos missionários e missionárias que dão sua vida por Ti.

Rezemos: Pai Nosso...

Oração final: "Vem, Jesus, e faze que neste Natal todos nós nos sintamos missionários, responsáveis por todas as crianças do mundo, especialmente por aquelas a quem ninguém falou de Ti e do Reino de Deus. Amém."


9º DIA - A VELA DO MENINO JESUS
“Encontrarás ao menino envolto em panos e deitado em um presépio” (Lc 2,12)

• Jesus se fez criança. Veio a este mundo para caminhar ao lado de milhões de crianças que trabalham nos campos, na safra e nas colheitas.
• Ele está também ao lado das crianças que trabalham e vivem nas ruas das cidades e das meninas que lavam roupa, cozinham e cuidam dos menores.
• Jesus olhou sempre com amor as crianças, as abençoou e as quis ter ao seu lado. Por isso sofre quando vê crianças maltratadas e desprezadas.
• Natal nos recorda o Menino que nasceu e todas as crianças que também estão neste mundo.

Preces: “Vem, Senhor Jesus!”
• Jesus, acende a luz da fé nos corações de milhões de homens e mulheres que não te conhecem.
• Jesus, renova neste Natal a luz nas pessoas que receberam a fé e a perderam por causa da indiferença e do pecado.
• Jesus, reaviva a luz da fé em tua Igreja a fim de que seja para o mundo um farol luminoso.
• Jesus, traz um pouco de luz minha família, porque as vezes sentimos que vivemos na escuridão.
• Jesus, reacende a fé em mim e em meus amigos, para que demos maior importância à catequese, à celebração da Missa, à oração e aos pobres.

Rezemos: Pai Nosso...

Oração final: "Vem, Jesus, e devolve a todas as crianças do mundo a alegria de viver. Que as luzes do Natal não se apaguem quando terminar a festa, mas que permaneçam em nossos corações como lembrança do amor de Deus que te enviou como nosso irmão e Salvador. Amém."

Postar um comentário

0 Comentários